Blog

Fique a par das últimas novidades do Optical e muito mais!

OPTICAL

Como fazer uma gestão eficaz de stocks

Publicado por PONTO25 em 19/08/2019

O tema stocks por si só já é motivo suficiente para uma dor de cabeça, mas não precisa de ser um drama, há algumas dicas que o podem ajudar nessa tarefa. 

1. Faça a contagem de stock com regularidade 
Fazer a contagem de stock apenas no final do ano pode levá-lo ao desespero. Para muitas áreas de negócio trata-se de uma época alta, e tentar conciliar um grande fluxo de vendas com contagem de stocks poderá é um erro. 
Para diminuir os níveis de stress, faça a contagem de stock 2 vezes por ano, semestralmente se possível.

2. Planeie com antecedência 
Estimar a procura é um dos aspetos mais importantes, e também um dos mais difíceis, no que diz respeito à gestão de stock. São muitas as variáveis envolvidas, e por isso, fazer uma estimativa rigorosa do que deve ter em stock não é uma ciência exata.

Pode ter em conta as vendas do ano anterior, a rotatividade de stock, sazonalidade e tendências do mercado. 

3. Utilize um sistema de gestão 
As aplicações de faturação estão cada vez mais dotadas para dar resposta a áreas para além da mera gestão financeira, e ter funcionalidades que lhe permitam gerir e controlar de forma eficaz o seu stock é extremamente importante. 

Como o Opticalweb o pode ajudar? 

No Opticalweb encontra listagens de existências, que o permitem analisar os artigos em stock, assim como consultar o inventário permanente da ótica. 

Para além disso pode lançar contagens de stock e, posteriormente, proceder à comparação da contagem com o que realmente tem no sistema, podendo assim realizar acertos de stock automáticos.

 

Deixe o seu comentário: