Blog

Fique a par das últimas novidades do Optical e muito mais!

SOFTWARE

Como tirar o máximo partido do EDI

Publicado por PONTO25 em 31/08/2018

Já se deparou com um botão no ambiente de trabalho chamado EDI e se questionou qual é a sua utilidade? Os mais distraídos podem mesmo nem se ter apercebido da sua existência, no entanto esta é uma ferramenta muito útil, saiba porquê. 

O EDI (Intercâmbio Eletrónico de Dados), é uma funcionalidade através da qual é possível o intercâmbio eletrónico de dados, isto é, empresas que usam a aplicação Opticalweb e faturem entre si podem descarregar documentos de transação de artigos. 

Assim sendo, sempre que é emitido um documento entre empresas que usam o Opticalweb a empresa de destino irá ficar com documentos suspensos na EDI, o número de documentos é visível logo no ambiente de trabalho.

Ao clicar no botão EDI, pode verificar quais os documentos que foram emitidos à empresa, podendo indicar se pretende visualizar todos os documentos, os documentos pendentes ou apenas os documentos já importados. 

Podem ser encontrados todos os tipos de documentos emitidos, desde faturas, faturas de pronto pagamento, orçamentos, até notas de crédito, guias de transporte e de remessa.

Na última coluna encontra uma caixa de confirmação onde pode verificar se o documento já foi ou não importado. Para importar um documento deve fazer duplo clique sobre o mesmo.

Assim será apresentada uma nova janela com a opção Compras, já com todos os dados do documento, como o tipo de documento, número externo, data de emissão, fornecedor e toda a informação referente aos artigos, desde referência, taxa de IVA, quantidade, descontos e preço unitário.

Fazemos a ressalva que este tipo de situação é particularmente útil para empresas que usem as mesmas referências. 

Deixe o seu comentário: